No passado dia 23 de março, a Associação Burgo Pedestal e a Câmara Municipal de Castelo de Vide, apresentaram ao público a edição de 2018 do Festival da Água e do Tempo – Clepsidra.
Para além de uma elucidação aos presentes os passos dados até ao momento para a organização da edição de 2018, tal como tem sido feito mensalmente neste espaço de newsletter desde janeiro, foi apresentado publicamente pela primeira vez o cartaz da edição de 2018.
A estrutura base da edição do Festival irá manter-se semelhante à de 2017. Serão colocadas cerca de 20 instalações das mais diversas expressões artísticas ao longo do centro histórico de Castelo de Vide, sendo a grande novidade da edição deste ano a aposta numa maior diversidade de momentos culturais entre o teatro, a dança, espetáculos multimédia e happenings. Estes espetáculos terão a finalidade de iniciar a abertura das instalações, pelas 21h30, ao longo das 4 noites, assim como irão animar as restantes horas noturnas.
Vale frisar o vínculo à Associação PédeXumbo que irá integrar a programação noturna do Festival, à semelhança do ano passado, com uma arruada elaborada pelos artistas que integrarão o Ethno World Portugal 2018.
O cartaz de artistas desta edição conta com a presença de artistas amadores, em formação e profissionais, com nacionalidades diversas. Integra ainda o artista local Fábio Carapeto e o grupo de Teatro “Espalharte”, sendo a presença destes artistas uma mais valia no sentido de integração da população local no âmbito do Festival.
Esta apresentação terminou com a divulgação do vídeo promocional da edição de 2018 do Festival da Água e do Tempo – Clepsidra, elaborado pela jornalista Ana Nunes, que fará a cobertura de todos os eventos inerentes ao Festival através do jornal online “Alentejo 360″. Este vídeo estará disponível na página oficial do Festival a partir de 2ª feira, dia 2 de abril.
O dia terminou com o primeiro momento de divulgação do Festival, com a apresentação da peça de teatro “O Maluquinho de Arroios” pelo grupo de teatro do ISCTE-IUL, o mISCuTEm. Esta iniciativa inseriu-se num dos principais objetivos do Festival: a divulgação de artistas em formação.
Leave a Comment